top of page
CONJUNTO HABITACIONAL IAPI

O IAPI é um conjunto habitacional dos anos 40 localizado na cidade de Belo Horizonte. É considerado um marco da cidade por ser um conjunto tão imponente e por ter um histórico de boa convivência entre os moradores e uma taxa pequena de criminalidade.

É composto por 9 edifícios com números variáveis de apartamentos e andares que são conectados por meio de passarelas. Além disso, o conjunto possui uma área de
convivência entre os edifícios, que abrange uma praça e um pequeno complexo esportivo, contribuindo para a coesão social que existe no local.

Possui também uma escola e uma igreja nesse complexo de convivência, sem contar com os estabelecimentos comerciais presentes em alguns pavimentos térreos de alguns blocos e um restaurante em uma das esquinas do conjunto.

DIAGRAMAS DESCRITIVOS
diagrama iapi.png

Figura 1: Setorização do Conjunto IAPI 

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi.jpg

Figura 2: Seção Longitudinal do Conjunto IAPI 

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 2.jpg

Figura 3: Acessos ao Conjunto IAPI. As linhas vermelhas indicam intensidade e frequência: percursos naturais

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 14.PNG

Figura 4: Centro: acesso Leste desde a rua com um muro baixo, interrompido com uma abertura que leva a uma passarela (centro). Direita: Acesso Norte ao Conjunto IAPI, com um arco, elemento simbólico de demarcação do território privado.

Fonte: Autoria Própria

DIAGRAMAS ANALÍTICOS
diagrama iapi 13.PNG

Figura 5: Esquerda: cálculo das distâncias máximas de reconhecimento facial em relação às janelas de fachada. Direita: Conjunto IAPI, áreas vigiadas por intensidade, reflexo das linhas de visada de reconhecimento facial, considerando a distância desde as janelas.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 5.png

Figura 6: Área potencialmente vigiada: ruas internas.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 6.jpg

Figura 7: Funcionamento do interior de um bloco do conjunto IAPI: as distâncias do pátio se mantem dentro do limite inferior aos 25 metros, permitindo o constante reconhecimento facial no interior.

Fonte: Autoria Própria

DIAGRAMA IAPI 7.jpg

Figura 8: Identificação de áreas para se sentar dentro do Conjunto do IAPI, observando os lugares para se sentar (amarelo) com sombra (roxo), sendo estes pontos de promoção de permanência frente áreas com atividade (quadras, parque de crianças, etc.)

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 15.PNG

Figura 9: Diferentes diagramas de isovistas gerados desde diferentes pontos sobre o conjunto IAPI.

Fonte: Autoria Própria

DIAGRAMA IAPI 11.png

Figura 10: Diagrama de integração visual do conjunto IAPI.

Fonte: Autoria Própria

DIAGRAMA IAPI 12.png

Figura 11: Diagramas de integração visual dentro dos blocos do conjunto IAPI.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 16.PNG

Figura 12: A inserção de comércio de "lazer" na esquina é um importante condensador de pessoas, promovendo a permanência de olhares ao longo do seu horário de funcionamento.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 17.PNG

Figura 13: Uma área para se sentar frente ao espetáculo da pista de esporte, debaixo da sombra das árvores, gera permanência contínua. A grade transparente mantem de um lado, contato visual com a pista de esportes; do outro lado, os acessos aos blocos são vigiados.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 18.PNG

Figura 14: O parque está colocado de forma estratégica no centro. Desde o 6o andar pode se ainda atingir até 16 m de vigilância sobre o perímetro do bloco, e desde o 1o andar até 25 m. cobrindo metade do parque. A transparência da grade perimetral do parque e aqui fundamental.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 19.PNG

Figura 15: As atividades na quadra provocam integração da comunidade. A arquibancada é um obstáculo visual, mas promove permanência frente ao espetáculo das atividades da quadra. As janelas dos blocos ao lado também mantém distancias de reconhecimento parcialmente sobre estas áreas.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 22.PNG

Figura 16: Observe-se como o peitoril baixo e o pé direito permitem abrir uma boa visibilidade frente as outras áreas de circulação vertical. É difícil pensar em uma pessoa entrar e sair do bloco sem ser vista.

Fonte: Autoria Própria

diagrama iapi 21.PNG

Figura 17: A circulação vertical no interior dos blocos possui amplas aberturas, facilitando o contato visual. As pessoas descendo ou subindo as escadas são suscetíveis de ser vistos desde praticamente qualquer ponto periférico ao pátio do bloco.

Fonte: Autoria Própria

bottom of page