SIMBOLOGIA
No momento da execução de diagramas analíticos e descritivos, o uso de uma simbologia autoexplicativa e intuitiva possibilita um melhor entendimento do assunto a ser abordado.
No caso do tema Campo Social da Visão a simbologia relacionada ao reconhecimento por meio de linhas de visadas e definições de espaços que influenciam nesta análise serão de extrema importância.
USO DE FLECHAS/SETAS
O uso de setas para indicar as linhas de visada são muito autoexplicativas. Se possui flechas nas duas extremidades podemos concluir que há reconhecimento nos dois sentidos identificando dois observadores.

Fonte: Autoria Própria
Além disso, a gradação das cores indica a intensidade e clareza destes olhares, quanto maior a distância entre os observadores o ideal é utilizar cores mais claras evidenciando pouca intensidade no reconhecimento. Em contrapartida quanto menor a distância entre os observadores o ideal é utilizar cores mais fortes evidenciando grande intensidade no reconhecimento.
Este tipo de simbologia é a mais adequada para diagramas em seções.
Exemplos de Simbologias por meio de setas:

Fonte: Autoria Própria
USO DE CORES
O uso de cores para indicar diferenciações de espaços também são muito autoexplicativas. Pode ser utilizada com diferentes cores para indicar os elementos.
Além disso, pode também ser utilizada com uma gradação de um mesmo tom (degradé) para indicar intensidade em algum ambiente, como por exemplo diagrama de territórios (publico, semi-publico, semi- privado, privado, etc.) .
Este tipo de simbologia é a mais adequada para diagramas em plantas e seções e fotografias.
Exemplos de simbologias por meio de cores:


Fonte: Autoria Própria
COMPLEMENTAÇÕES PARA DIAGRAMAS
Além de uma boa simbologia empregada na elaboração de diagramas também é necessário outros elementos para facilitar o entendimento.
Mapa Chave: O mapa chave é de extrema importância na elaboração de diagramas uma vez que contextualiza a localização da análise que está sendo feita. Facilita a compreensão de quem não conhece pessoalmente o local a ser estudado.
Legenda: A legenda é outro elemento de extrema importância para a compreensão da análise feita, evidenciando a simbologia que foi utilizada.
Escala: Todo diagrama que utiliza material técnico em sua elaboração necessita a presença de escala para facilitar a compreensão das distâncias presentes no diagrama, estas que influenciarão muito as análises.
Figura Humana: A inserção de croquis ou modelos básicos de figura humana no diagrama fazem muita diferença na compreensão da análise, evidenciando a escala, as visadas e reconhecimentos.
Breve resumo: Um breve texto, uma frase explicativa acompanhando o diagrama facilita a compreensão da análise elaborada.
Diagramas fotográficos: Caso os diagramas forem feitos a partir de fotografias, é interessante colocar ao lado em tamanho reduzido a fotografia original antes da intervenção para facilitar o entendimento da análise.