CONJUNTO RESIDENCIAL ALTEROSA
O conjunto Alterosa se encontra nas redondezas de Ribeirão das eves (MG); é um empreendimento composto por 3 seções, sendo uma destas -situada ao Norte- completamente independente, com acesso próprio. A seção 3 que se encontra na parte sudoeste e que será a parte observada neste escrito, tem uma área similar ao do Hibisco com 31.665 m2, porém com mais que o dobro de unidades, com 860 unidades.
No conjunto Alterosa, os blocos utilizados são em forma de “H”, com a escada coletiva no centro, dando acesso a 4 apartamentos por andar. No caso da seção 3, analisada neste texto, os blocos encontram-se unidos por pares. A disposição dos blocos forma amplos espaços abertos, mas que são ocupados por estacionamentos -com o dobro de vagas para veículos do que Hibisco.
DIAGRAMAS DESCRITIVOS

Figura 1: . Área do Conjunto Alterosa
Fonte: Autoria Própria

Figura 2: O Alterosa gera grandes espaços abertos ocupados por estacionamentos.
Fonte: Autoria Própria

Figura 3: Setores Funcionais do Conjunto Alterosa.
Fonte: Autoria Própria
DIAGRAMAS DESCRITIVOS

Figura 4: Percurso natural até as entradas aos blocos.
Fonte: Autoria Própria

Figura 5: O trânsito de veículos sobre áreas que potencialmente poderiam estar sendo observadas desde as janelas acaba obstaculizando a vigilância natural.
Fonte: Autoria Própria

Figura 6: Vigilância natural dos espaços abertos não é favorecida devido ao excesso de afastamento entre blocos, que ultrapassa do parâmetro de reconhecimento facial entre 25-30 metros. A inserção de espaços de estacionamento (em amarelo) é outro aspecto que obstaculiza a apropriação dos residentes.
Fonte: Autoria Própria

Figura 7: Diagrama de fluxo, desde o acesso ao conjunto até os blocos.
Fonte: Autoria Própria

Figura 8: Espaço de apropriação por parte dos moradores dos blocos com obstáculos físicos frente aos acessos dos blocos. Grades e lâminas cortantes na parte superior protegem as entradas aos blocos, que se encontram dentro de becos sem possibilidade de abrir de visadas desde as áreas coletivas abertas.
Fonte: Autoria Própria