CONJUNTO RESIDENCIAL HIBISCO
O Conjunto Residencial Hibisco pertence a um complexo de empreendimentos denominado Jardim Vitória II, localizado nas redondezas da cidade de Belo Horizonte (MG). O projeto tem capacidade para alojar 390 unidades e se encontra sobre um terreno de 30.491m².
No caso do Hibisco, foram utilizadas tipologias de blocos em forma de “T”, os quais se encontram unidos formando linhas que geram a imagem de blocos laminares. São em total 9 lâminas com 20 apartamentos e 7 lâminas de 30 apartamentos. Os blocos são de 5 pavimentos organizados por uma escada que dá acesso a dois apartamentos por andar. A escada coletiva encontra-se em saliência e tem uma abertura no patamar, um aspecto relevante.
DIAGRAMAS DESCRITIVOS

Figura 1: . Área do Conjunto Hibisco dentro do empreendimento Jardim Vitória II
Fonte: Autoria Própria

Figura 2: O Hibisco está tipificado por implantação com blocos sobre linhas paralelas, e em fita simples na zona norte.
Fonte: Autoria Própria

Figura 3: Setorização do Conjunto Hibisco.
Fonte: Autoria Própria
DIAGRAMAS ANALÍTICOS

Figura 4: Geração de vigilância natural sobe a zona de acesso ao conjunto, conservando distâncias menores aos 25-30 metros de reconhecimento facial.
Fonte: Autoria Própria

Figura 5: Percurso natural até as entradas aos blocos.
Fonte: Autoria Própria



Figura 6, 7 e 8: A implantação, com os blocos com as escadas enfrentadas, gera o cruzamento de visadas dentro de uma distancia de reconhecimento facial. Existe também intercambio de visadas biunívocos entre os caminhos no térreo e os patamares das escadas.
Fonte: Autoria Própria



Figura 9, 10 e 11: Ao contrário da implantação na zona central sul, a zona na parte norte do conjunto não gera o cruzamento de linhas de visada. O relacionamento dos moradores dos blocos norte com o resto do conjunto é menos intenso, e existe nos residentes uma sensação de segregação.
Fonte: Autoria Própria

Figura 12: Diagrama de fluxo, desde o acesso ao conjunto até os blocos.
Fonte: Autoria Própria

Figura 13: Espaço de apropriação por parte dos moradores dos blocos, ao lado das escadas, onde foram colocadas pequenas cercas, vegetação diversa e até pequenas esculturas, sutis sinalizações de que é território com um dono, que o observa e cuida. As janelas na frente favorecem o ambiente defensivo.
Fonte: Autoria Própria